Blog

FICC Edição Congresso Cervejeiro - BH A Nova Terra do Lúpulo

107b2-fiic1.jpeg

Participamos do Festival Internacional de Cultura e Cerveja (FICC) em BH. O FICC é o maior evento Cervejeiro de BH, já tendo reunido mais de 30 mil pessoas em apenas uma edição, e hoje é consolidado como um dos principais eventos Cervejeiros do país. Neste ano o evento foi realizado em formato de congresso técnico, com o slogan “BH A Nova Terra do Lúpulo”.
A escolha desse slogan foi inspirada no trabalho pioneiro da Fazenda Cervejeira e da Mundo Hop, duas empresas produtoras de lúpulo sediadas BH e com campos próximos à capital mineira, que patrocinaram o evento. Além disso, o festival contou com o apoio de outras organizações do segmento lupuleiro, como a Aprolúpulo, a Brazuca Lúpulos e a Brava Terra
O Congresso teve quatro mesas temáticas, sendo duas voltadas para o mercado cervejeiro, uma voltada para a temática da inclusão social e a outra mesa sobre o lúpulo brasileiro. No último dia, o festival levou os participantes a uma visita técnica no campo de lúpulo da Fazenda Cervejeira na região da Pampulha, onde ocorreu a festa de encerramento do evento com a participação de diversas cervejarias!
O congresso foi bem interessante, proporcionando uma grande interação entre participantes diversos do mercado cervejeiro e com os representantes da produção do lúpulo nacional. A manhã de debate sobre o lúpulo brasileiro surpreendeu positivamente o público, composto na sua maioria por cervejarias e pessoas que trabalham no mercado cervejeiro. Muitos ficaram surpresos com a velocidade do desenvolvimento da cadeia de produção e, principalmente, com os dados de qualidade do lúpulo brasileiro apresentados no evento!
Isso reforça a importância de participarmos de feiras e eventos do mercado cervejeiro para disseminarmos a informação de como a produção de lúpulo no Brasil se encontra, aproximando os produtores do insumo mais nobre da cerveja do seu mercado consumidor!
Tivemos um grande espaço para levar a nossa mensagem e conseguimos abrir várias portas para o início do nosso trabalho de fomento ao mercado, motivando os cervejeiros a usar o lúpulo nacional e provando que podemos ser uma alternativa efetiva ao lúpulo importado. Aproveitamos também para recebermos os feedbacks dos cervejeiros, que reforçaram mais uma vez que esperam dos produtores de lúpulo nacionais uma oferta que abranja um volume razoável, alta qualidade, padronização e constância para que possam usar esses insumos de forma contínua em cervejas de linha, viabilizando inclusive a assinatura de contratos recorrentes (objetivo que agrada ambas as partes).
Sabemos de todos os desafios que ainda temos e da grandeza deles, mas saímos do evento com a confiança de que estamos no caminho certo e de que os pontos levantados pelos cervejeiros já vêm sendo trabalhados de forma sistêmica por todos os setores da cadeia produtiva.  Por fim, nossa participação reforçou, mais uma vez, que o trabalho em conjunto e a divulgação do lúpulo brasileiro em eventos como esse tornam-se essenciais para a conexão entre todas as partes da cadeia em prol do desenvolvimento da cerveja artesanal com uma identidade cada vez mais brasileira.

Ass.: Diretoria Aprolúpulo

Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa política de privacidade.

Entendi